Entrevista com Stalimir Vieira

2 09 2008

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Em Dezembro-07 foi realizada a palestra “O Raciocínio Criativo na Publicidade” com Stalimir Vieira, renomado publicitário criativo do país. Ao término da palestra chamamos Stalimir para um bate-papo sobre a Publicidade nordestina, seu livro, alunos de Comunicação e o reconhecimento das agências aos graduandos. A entrevista foi feita no próprio Centro de Convenções e o resultado você pode apreciar nas próximas linhas.

 

 

1 – Alexandre :: Cada vez com mais intensidade, o mercado publicitário requer profissionais mais capacitados, com pensamento estratégico e uma visão de marketing e negócios mais apurada do mercado local. Qual o perfil e as atitudes que os alunos de Publicidade devem ter daqui pra frente nesse mercado?

Stalimir Vieira :: Eu não gosto de falar “daqui pra frente” porque eu acho que tem coisas que são básicas, são perenes. Uma permanente atenção a tudo que ocorre à sua volta, uma busca de informação permanente, leitura, conhecimento das tendências, conhecimento do comportamento das pessoas e da expectativa que as pessoas têm. Nós temos que entender hoje o que as pessoas estão acessando, o que as pessoas estão olhando, isso está formando uma opinião junto ao mercado consumidor, uma vez que você fica muito preocupado com o regional e as pessoas da região simultaneamente estão buscando informação fora pra conhecer as tendências. Então eu acho que tem que ter uma noção muito clara da realidade e não esquecer que não basta só você ter a informação. A informação é um patrimônio muito importante em termos de conhecimento, mas a informação só se transforma em mensagem que interfere, que gera interesse naquilo que você quer se ela for manifestada com inteligência, se ela for manifestada com criatividade e principalmente se ela expressar conteúdo cultural humanístico, ou seja, não basta você conhecer administração, pesquisa, marketing, se você também não conhece com alguma profundidade Psicologia, Sociologia, Antropologia, ou seja, as Ciências Humanas de um modo geral, elas são um grande instrumento pra você tocar as pessoas, motivar as pessoas, mobilizar as pessoas para atender teus interesses.

 

 

2 – Alexandre :: Você fala muito de paixão ao que se faz, no livro “O Raciocínio Criativo na Publicidade”. Os publicitários precisam ainda mais disso diariamente pra exercer com sucesso suas atividades?

 

Stalimir Vieira :: Como sempre, tem aqueles que são mais apaixonados pelo trabalho, mais apaixonados pela profissão que escolheram, tem aqueles que são mais apaixonados por ganhar dinheiro, aqueles mais apaixonados por fazer negócios, tem todo nível de paixão. As empresas e as imagens das empresas vão se desenvolvendo à luz da paixão de quem decide dentro delas. Por isso tem empresas e agências que tem uma imagem melhor criativamente e tem empresas que tem uma imagem melhor de negócios. Mas uma coisa não acontece em detrimento da outra, você pode ter empresas extremamente convenientes no atingimento das metas dos clientes que ao mesmo tempo são apaixonados por criação. Isso aí é uma condição pra mim fundamental pra que a gente consiga estabelecer diferenciais que atinjam as expectativas dos clientes.

 

3 – Mileyd :: Muitos profissionais e alunos só pensam em ser conhecidos pelo desempenho do seu trabalho. Qual a distância entre o conhecimento do trabalho e o reconhecimento dele pelo mercado e agências?

 

Stalimir Vieira :: Dinheiro e reconhecimento tem que ser conseqüência. Então, se você for uma pessoa que sistematicamente faça um trabalho bom e que traz resultado pros clientes, você queira ou não queira, você vai ficar conhecido. Esse reconhecimento tem que ser espontâneo. Claro que ajuda se você tiver essa qualidade profissional que justifique essa promoção do seu nome, você pode orientá-la, você pode enaltecê-la através de mecanismos que a nossa atividade oferece. Uma Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, tudo isso aí ajuda. Mas eu acho que a percepção de talento não tem que nascer disso, o talento que você já tem, tem que ser a matéria-prima para que essas ferramentas trabalhem. Então, seja primeiro eficiente pra depois promover tua eficiência. Ao invés de tentar promover uma percepção de eficiência que não vai corresponder com a verdade da tua prática.

 

 

4 – Alexandre :: Qual o conhecimento do mercado e das produções nordestinas no eixo sudeste-sul?

 

Stalimir Vieira :: Naturalmente, a percepção do que é veiculado regionalmente não é muito grande. Mas eu tenho viajado bastante e participo de júris regionais e percebo que o mercado vem amadurecendo, vem desenvolvendo peças mais eficientes, mais criativas, mais bem produzidas, mas ainda se conhece muitas limitações. O cliente regional ainda precisa de uma cultura melhor em termos de marketing e publicidade, a própria estética da sua marca que precisa ser melhor trabalhada e isso é um papel que cabe a nós, profissionais fazer. A ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) tem feito um trabalho importante nesse sentido através do Seminário Comunicar e Crescer, que já aconteceu duas vezes (houve outra em 2008) aqui em Maceió inclusive, que desde 2004 vem falando com pequenos e médios empreendedores no sentido de despertá-los para uma atenção maior ao Marketing e à Publicidade como um grande instrumento de construção de suas marcas.

 

 

5 – Alexandre :: Qual a mensagem que você deixa para os estudantes que acabaram de participar do festival?

 

Stalimir Vieira :: Quebrem o ciclo de burocracias nas suas relações, tanto no aprendizado, quanto na profissão e comecem a portar a paixão verdadeira, o desejo verdadeiro de aprender, vibrar com aquilo que estão fazendo, passar energia construtiva, energia criativa em tudo que faz, passar entusiasmo, que eu acredito que essa expressão de entusiasmo contamina o cliente que você um dia tenha. O cliente tem que sentir que está trabalhando com alguém que é apaixonado pelo que faz, que eu acredito que essa é a maior imagem que você pode construir à respeito das tuas pretensões profissionais, Obrigado.

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